Projeto Sorriso Rotário – Gestão 2011/2012

Visita ao Clube da Criança

No dia 06 de março de 2012, as dentistas Sandra Greca Toledo e Sinara Favaro Morais, do Projeto Sorriso Rotário, do Rotary Club de Pinhais, juntamente com o presidente do Club, Ivo José da Silva e as companheiras Isaura Telli da Silva e Ivete Bertolo de Alexandre, visitaram o Clube da Criança.

ft_sorriso_rotario_cc01

Esta é uma entidade sem fins lucrativos, que atende 120 crianças de 7 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, no sistema de contra-turno escolar. As crianças são divididas em três salas de acordo com a idade e em dois períodos, matutino e vespertino. Elas recebem duas refeições diárias e os cuidados necessários para melhorar seu desenvolvimento. Voluntários trabalham com aulas de artesanato e capoeira, entre outras.

ft_sorriso_rotario_cc02

Na oportunidade as dentistas conversaram com as crianças sobre higiene dental, correta alimentação e hábitos saudáveis. Também foi realizada a triagem odontológica: todas as crianças presentes foram avaliadas (em torno de 100). Aos pais foi enviada uma carta com a situação da saúde bucal das crianças e as orientações necessárias para resolver os problemas existentes. Aproximadamente 40% das crianças necessitam de tratamento clínico e 10% necessitam de tratamento ortodôntico preventivo (foco principal do Projeto). Dez crianças foram selecionadas para iniciar o atendimento no consultório odontológico da sede do Rotary Club de Pinhais. E outras foram encaminhadas para o atendimento no sistema Dentista Padrinho (dentistas voluntários recrutados pelo Projeto que adotam o sorriso de uma criança). Ao final foram entregues escovas dentais do Projeto.

ft_sorriso_rotario_cc03

Pudemos observar a felicidade principalmente dos meninos mais novos com a nossa visita: eles interagiram, conversaram e demonstraram interesse em tudo que foi feito e dito.