O Rotary

Paul P. Harris (1868-1947)
Rotary International

Paul P. Harris (1868-1947), foi o fundador do Rotary, a primeira e maior organização internacional de serviços formada por profissionais e executivos que implementam atividades humanitárias, promovem alto padrão de ética profissional, bem como a paz e compreensão mundial. Nascido em Racine, Wisconsin (EUA), no dia 19 de abril de 1868, Paul Harris foi o segundo dos seis filhos de Georges N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Aos três anos de idade, foi morar em Wallingford, Vermonat (EUA), onde foi criado por seus avós paternos. Casou-se com Jean Thompson Harris (1881-1963), mas não tiveram filhos.
Formou-se em Direito na Universidade de Iowa e obteve o título de doutor honorário da Universidade de Vermont. Paul Harris trabalhou como repórter de jornal, foi professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez inúmeras viagens pelos Estados Unidos e pela Europa como representante de uma companhia de mármore e granito.
Em 1896, decidiu advogar em Chicago.
Certa Noite, após jantar em casa de um colega da mesma profissão, Paul Harris ficou admirado em ser apresentado a alguns amigos do seu colega que eram proprietários de casas comerciais naquele bairro residencial da cidade. Esse episódio inspirou Paul Harris a organizar um clube sem restrições políticas ou religiosas, para que executivos e profissionais tivessem a oportunidade de desfrutar de companheirismo e estabelecer novas amizades.
Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris formou o primeiro clube com outros três sócios: Silvestes Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas, e Hiram shorey, alfaiate. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de seus sócios se reunirem em rodízio nos respectivos locais de trabalho.
Seu quadro social cresceu rapidamente. Muitos sócios eram originários de cidades pequenas. No terceiro ano de existência do clube, Paul Harris assumiu a presidência e decidiu que a idéia do Rotary Club deveria ser expandida a outras cidades com o intuito de transformá-la em importante movimento de prestação de serviços.
O Segundo Rotary Club foi fundado em São Francisco, em 1908. Em agosto de 1910, quando o numero de clubes chegou a 16, foi organizada a Associação Nacional dos Rotary Clubs. Quando, em 1912, o movimento tornou-se internacional, após a formação de Clubes no Canadá e na Inglaterra, o nome passou a ser Associação Internacional de Rotary Clubs. Em 1922, o nome foi abreviado para Rotary International. Com o passar do tempo, abriram-se clubes na Europa e Ásia. Contudo, devido às duas guerras mundiais, por muito tempo a Europa Oriental manteve fechadas as sua portas ao Rotary. Somente em 1989, Rotary Clubs foram restabelecidos na Polônia e Hungria. Em 1990, foi formado o primeiro Rotary Club na União Soviética.
Em janeiro de 1947, por ocasião do seu falecimento, havia cerca de 6.000 Rotary Clubs pelo mundo todo, unidos pelos ideais rotários de companheirismo e prestação de serviços. Atualmente, há cerca de 29.300 clubes em 161 países, e o número de rotarianos e rotarianas chega a quase 1.200.000.
Os rotarianos dedicam seu tempo e conhecimentos a vários programas profissionais e projetos de prestação de serviços comunitários e internacionais. O Rotary international patrocina programas internacionais educativos e humanitários, oferecendo subsídios com o intuito de salvar e promover o bem estar social. Ademais, patrocina embaixadores internacionais da boa vontade através dos programas de bolsas educacionais a alunos e professores universitários e de intercâmbio internacional de profissionais executivos. Atualmente, o programa de Bolsa Educacionais da Fundação Rotária é, mundialmente, o maior programa patrocinado por uma organização do setor privado. Cerca de 1.000 bolsas educacionais são concedidas anualmente. Através do Programa Pólio Plus, o Rotary International, em 2005, espera poder comemorar seu centenário em um mundo livre da poliomielite. Embora Paul Harris dedicasse muito do seu tempo ao Rotary, também destacou-se por seus trabalhos cívicos e profissionais. Foi o primeiro diretor presidente da Associação Internacional das Crianças Deficientes. Foi membro da comissão da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos, bem como membro do Conselho Diretor da Ordem dos Advogados de Chicago e seu representante no Congresso Internacional de Direito em Hague. Foi homenageado com o prêmio “Silver Buffalo” da organização dos escoteiros dos estados Unidos por distinguidos serviços pró juventude e condecorado pelos governos do Brasil, Chile, República Dominicana, Equador, França e Peru.

Rotary International
O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro – O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
Segundo – O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
Terceiro – A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
Quarto – A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Rotary International
A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary International. As quatro perguntas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela Companhia do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais. A adoção desta postura, levou a Empresa a sair de uma situação pré-falimentar.

A mesma Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary International em 1943, é amplamente divulgada pelos Rotary Clubes no mundo, e tem como objetivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.

A Prova Quádrupla:
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.
1 – É a VERDADE?
2 – É JUSTO para todos os interessados?
3 – Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4 – Será BENÉFICO para todos os interessados?

Durante muitas décadas, Rotary Clubes e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos. Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano de Chicago que a idealizou. Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas. É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações. A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito.

Rotary International
Ao final do mês de fevereiro de 2003, decorreram 80 anos da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary International, o fato que também marcou a chegada da organização ao Brasil, haja vista ter sido este o primeiro Rotary Clube no país e, conseqüentemente, o primeiro clube em que se falava o idioma português no mundo.

Ao pesquisarmos a história deste clube, nos deparamos com alguns fatos interessantes, tais como a quase oficialização em duplicidade da chegada do Rotary no Brasil.

De volta a 1916, um advogado norte-americano de nome Richard Momsen, que atuou como Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, participou de uma das reuniões semanais do Rotary Club de Chicago. Herbert Percival Coates, um inglês, residente permanente em Montevidéu, no Uruguay, também esteve presente a referida reunião, assim como o legendário Ches Perry, que atuou como organizador e Secretário da Associação Internacional de Rotary Clubs, hoje, conhecida como Rotary International. Momsen e Costes ficaram bastante entusiasmados com o que viram e pelo que lhes foi dito a respeito pelo Empreendedor de Rotary Ches Perry, a ponto de, ao retornarem a seus países anfitriões, iniciarem os trabalhos de organização do primeiro Rotary Club da América do Sul. Nesta empreitada Herbert Coates levou a melhor: dois anos após o início de seus trabalhos, em Julho de 1918, era fundado o Rotary Club de Montevidéu.
Momsen reuniu alguns amigos, contudo, a princípio, não obteve boa receptividade e entusiasmo às suas idéias.
Em decorrência disto, somente em 29 de janeiro de 1921, Momsen realizou sua primeira reunião com a participação de um grupo de senhores interessados na fundação de um Rotary Club no Brasil. A minuta daquela primeira reunião, ainda assim foi lavrada e assinada por 14 estrangeiros e 3 brasileiros.
Naqueles dias, havia a preocupação de que Rotary poderia ser considerada uma instituição estrangeira, preocupação esta também compartilhada com a administração do Rotary em Chicago que, embora enaltecia os esforços de Momsen e de seus companheiros, não aprovou a formação de um clube com um número tão reduzido de sócios brasileiros. Desta forma, a primeira tentativa de se organizar um Rotary Club no Brasil não foi bem sucedida.
Após o decorrer de aproximadamente um ano, em 1922, as comemorações dos 100 anos de Independência do Brasil, bem como suas fortes repercussões, serviram um incentivo para a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro. Herbert Coates, então Secretário Geral do Rotary Club de Montevidéu, e também membro do Comitê para Expansão de Rotary além da Associação de Rotary Clubs, veio ao Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos, em sua maioria brasileiros, os quais, em 15 de dezembro de 1922, fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil.
Contudo, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary International somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.
A hist ria do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica; o plantio da semente do Rotary em todo o Brasil resultou em 1924, na fundação do Rotary Club de São Paulo e, subsequentemente, dos Rotary Clubs de Santos (1927), Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) e Niterói (1928). O clube também participou da fundação de vários outros clubes em outros estados da República Federativa.
Foi também através da iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Club do Rio de Janeiro que o informativo “Notícias Rotárias” (fundado em 1924), subsequentemente teve seu nome mudado para “Rotário Brasileiro”, passando, depois, a chamar-se definitivamente “Brasil Rotário”, uma publicação que visa a difusão do Ideal de Servir, sendo a revista regional oficial de Rotary International para os rotarianos do Brasil.
A semente plantada em 1923 pelo RC do Rio de Janeiro, germinou e deu frutos: hoje, são 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 53.000 rotarianos.
No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Além disso, duas convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com 7.511 participantes, e outra na cidade de São Paulo, em 1981, com 15.222 participantes. Três ilustres rotarianos brasileiros também já ocuparam a posição de Presidentes de Rotary International: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Corrêa da Costa (1990-91), todos já falecidos.

The Rotary Foundation
A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.
A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.
A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928, contribuições significativas para custear os programas só foram recebidas a partir de 1947, ano do falecimento de Paul Harris. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes e distritos.
Programas Humanitários
Os programas humanitários da Fundação Rotária patrocinam inúmeras atividades internacionais de prestação de serviços. Organizados por Rotary Clubs em pelo menos dois países, os subsídios Humanitários apoiam projetos que oferecem de assistência médica e materiais, água potável, alimentos, treinamento profissionalizante r educação, principalmente em países em desenvolvimento.

  • O Programa da Fundação Rotária mais conhecido é o de Subsídios Equivalentes, que equipara as contribuições dos clubes e distritos para projetos que envolvem Rotary Clubs em dois ou mais países. Cerca de 2500 Subsídios Equivalentes são outorgados anualmente pela Fundação Rotária.
  • Os Subsídios para Serviços Voluntários ajudam a cobrir viagens de voluntários rotarianos e cônjuges de rotarianos que pretendem planejar e/ou implementar um projeto de prestação de serviços em uma comunidade.
  • O Subsídio Distrital Simplificado patrocina projetos de serviços comunitários com a participação ativa e pessoal de rotarianos e sem a necessidade de um parceiro internacional.

Programas Educacionais
Os programas educacionais da Fundação Rotária promovem a paz e a compreensão internacional através de bolsas de estudos e intercâmbios culturais. Os programas de Bolsas Educacionais patrocina cerca de 1.100 bolsistas anualmente para estudar em um País no exterior. Este é o maior programa do mundo de bolsas de estudos internacionais patrocinadas com fundos privados. Os bolsistas do Rotary atuam como embaixadores de boa vontade fazendo apresentações sobre seus países em Rotary Clubs ou para outros grupos. A Fundação outorga bolsas de estudo de um ano letivo ou dois e bolsas culturais de três ou seis meses para estudo de idiomas.
O programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos da Fundação Rotária em países distintos de modo a possibilitar o intercâmbio de equipes de profissionais não-rotarianos. Em grupos de cinco, os participantes viajam ao exterior para encontrar-se com profissionais da sua área de atuação e aprender sobre a cultura do país anfitrião.
Os Subsídios para Professores Universitários servirem em Países em Desenvolvimento possibilitam aos professores universitários compartilhar os seus conhecimentos em partes do mundo onde estes são extremamente necessários.

Rotaract
Embora seja um programa relativamente recente, o Rotaract desenvolveu-se muito rapidamente. No início dos anos 60, Rotary Clubs de todo o mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários, como uma atividade da Avenida dos Serviços à Comunidade. Em 1968, reconhecendo a importância dessa atividade, o conselho diretor e o presidente do Rotary International (RI)em 1967-68, Luther Hodges, aprovaram o Rotaract como um programa oficial do RI. O primeiro clube a ser admitido oficialmente foi o Rotaract Club de North Charlotte, na Carolina do Norte, EUA.
Depois de várias décadas, o Rotaract tornou-se uma dinâmica associação internacional de clubes de prestação de serviços, presente em 120 países e áreas geográficas, com mais de 130.000 sócios em 6.000 clubes. O quadro social dos Rotaract Clubs é integrado por jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em servir suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais, e incrementar seu entendimento do mundo.
Rotaract Clubs são parte de um esforço global em prol da paz e compreensão mundial que inicia-se nas comunidades mas tem um alcance ilimitado. Os rotaractianos têm acesso a numerosos recursos do Rotary International e da Fundação Rotária. O Rotary International fornece apoio administrativo ao Rotaract.

Rotaract: Parte da Família Rotária
O Rotary International é uma organização internacional de prestação de serviços integrada por líderes empresários e profissionais de ambos os sexos, com 28.000 Rotary Clubs e mais de 1,2 milhão de sócios em todo o mundo. Cada Rotaract Club é patrocinado por um Rotary Club local. Esse patrocínio deve-se à convicção do Rotary de que os jovens (as novas gerações) devem interessar-se pela vida comunitária e ter oportunidades de desenvolvimento profissional. Os Rotaract Clubs implementam uma variedade de projetos e atividades, dependendo principalmente do interesse dos seus sócios. Há, entretanto, três tipos de atividades que todos os clubes devem implementar: desenvolvimento profissional, desenvolvimento de liderança e projetos de prestação de serviços. Atividades nessas três áreas asseguram um programa equilibrado, bem como oportunidades para o desenvolvimento pessoal de cada sócio.

Desenvolvimento Profissional
As atividades do clube relacionadas a desenvolvimento profissional devem ampliar o entendimento dos sócios acerca do mercado de trabalho e das oportunidades profissionais na comunidade. Devem destacar o papel do rotaractiano no desenvolvimento econômico da comunidade e ilustrar como as técnicas desenvolvidas através de projetos de prestação de serviços podem ajudar a resolver problemas no local de trabalho. Cada Rotaract Club deve oferecer aos sócios oportunidades para desenvolvimento profissional através de seminários e conferências sobre tópicos como os seguintes:

  • carreiras profissionais
  • atualidades tecnológicas no mundo dos negócios
  • administração e marketing
  • ética profissional
  • finanças e opções de crédito para o estabelecimento de empresas

Os rotarianos patrocinadores podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos rotaractianos oferecendo conselhos práticos sobre como ingressar no mercado de trabalho e superar possíveis desafios. As atividades de desenvolvimento profissional do Rotaract Club podem ser implementadas em conjunto com o Rotary Club patrocinador, para que os rotaractianos possam interagir com os rotarianos.

Desenvolvimento de Liderança
As atividades de desenvolvimento de liderança visam ensinar os sócios a tornarem-se melhores líderes em sua vida pessoal, bem como ajudá-los a desenvolver clubes ativos, com projetos relevantes de prestação de serviços. Alguns tópicos importantes no treinamento de líderes são:

  • técnicas de oratória
  • técnicas de promoção do Rotaract junto a sócios potenciais
  • estabelecimento de consenso entre os sócios
  • delegação de responsabilidades quanto a projetos e acompanhamento
  • oportunidades de promoção dos projetos
  • recursos financeiros para o clube
  • avaliação do sucesso do clube

Projetos de Prestação de Serviços
Dar de Si Antes de Pensar em Si é o princípio guia do Rotary. Os projetos de prestação de serviços do Rotaract devem ter como objetivo uma melhor qualidade de vida para os membros da comunidade local e mundial. Tais projetos costumam procurar soluções para problemas cruciais da atualidade, tais como violência, uso de drogas, Aids, fome, destruição do meio ambiente e analfabetismo. Cada Rotaract Club deve implementar pelo menos dois grandes projetos de prestação de serviços anualmente – um em prol da comunidade local e outro de promoção da compreensão internacional. Cada projeto deve envolver todos ou a maioria dos sócios. O artigo VII dos Estatutos Prescritos para o Rotaract Club explicam as atividades dos Rotaract Clubs e as diretrizes dos projetos.

Por Que É Importante Organizar um Rotaract Club?
Os jovens de hoje serão os pais, profissionais e líderes comunitários de amanhã. Com a ajuda de programas como o Rotaract, eles podem desenvolver as habilidades necessárias para tornar-se membros responsáveis e produtivos da sociedade. Os Rotary Clubs devem participar da construção do futuro ajudando as novas gerações a explorar seus talentos, desenvolver novas habilidades e preparar-se par os desafios do amanhã. O Rotaract pode ajudar os jovens a preparar-se para o futuro.

Interact
Interact são clubes de jovens de 14 à 18 anos que prestação serviços patrocinados pelo Rotary.
Uma das metas do Interact Club é a formação e criação de jovens com potenciais de liderança e com capacidade de se relacionar melhor com as pessoas.
Todo Interact tem como objetivos anuais a espalhados por 69 regiões geográficas com mais de 160.000 associados, ou seja, Interactianos. O Interactiano é recebido de braços abertos em mais de 88 países. São números surpreendentes que mostram o crescimento de um clube, que já tem 36 anos. Implementação de pelo menos dois projetos de prestações de serviços, um em beneficio da comunidade, escola, asilo…, e outro com fins de promoção da compreensão internacional.
Interact é uma abreviação de International Action (Ação Internacional), o primeiro Interact foi fundado em Melbourn na Florida, EUA, expandiu-se e hoje atinge uma marca superior a 7.230 clubes.
Além do apoio do Rotary, o Interact tem a maturidade e experiência do Rotaract, clube medianeiro, esse nos ajuda em projetos, na organização de atividades de prestações de serviço, nos passam disposição e conhecimento.
A princípio um Interactiano tem que apresentar além de disposição, espírito de liderança, companheirismo, solidariedade. Essas qualidades são a chave de uma vida mais alegre e estimulante dentro de um Interact Club.
Quando você faz parte de um Interact Club, você além de ter deveres terá diversões… mas não pense que ser Interactiano só vai a reuniões e em festas, um Interactiano usa sua a camisa em prol de um mundo melhor, chamamos isso de: Divertindo-se Seriamente!!!
Isso acontece, por exemplo, quando nós doamos alimentos a uma entidade carente e no dia seguinte estamos viajando para um Encontro numa outra cidade, ser Interactiano é assumir deveres e curtir com os privilégios.

Se você é um jovem e se encaixa nesses pré-requisitos venha a uma reunião !!

Os objetivos do Interact Club são:

  • Reconhecer e desenvolver uma liderança construtiva e integridade pessoal;
  • Ter consideração e prestar auxílio ao próximo;
  • Criar consciência da importância do lar e da família;
  • Aprender a respeitar os direitos dos demais, baseados no reconhecimento do valor de cada indivíduo;
  • Dar ênfase à aceitação da responsabilidade individual como base do sucesso pessoal, da melhoria da comunidade e das realizações de grupo;
  • Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidades de servir à sociedade;
  • Proporcionar oportunidades para maior conhecimento e compreensão de assuntos da comunidade, nacionais e mundiais;
  • Abrir avenidas de ação pessoal e de grupos, que conduzam ao desenvolvimento da compreensão e boa vontade a todos os povos.

Voltar para o Topo