Duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel – Gestão 2011/2012

Entidades pedem duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel

Rotary Club de Pinhais e de Piraquara e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná se reuniram na quarta-feira (29)
Buracos, falta de acostamento, sinalização e iluminação, essas são as condições de tráfego na Rodovia João Leopoldo Jacomel. A estrada, que liga Curitiba a Piraquara, e passa por Pinhais, foi construída há muito tempo e já não comporta mais o número de veículos que diariamente passam nesse trecho. Com uma extensão de 9 quilômetros, desses somente quatro são duplicados. Durante o dia, ainda é possível avistar os perigos. Pessoas andando à beira da estrada, animais cruzando a pista, lombadas mal sinalizadas, entre outros. À noite, o problema é agravado com a falta de iluminação. Muitas pessoas já perderam a vida nessa rodovia, atropelamento e colisões são registrados com freqüência.
A preocupação com as precárias condições desta rodovia fez com que o Rotary Club de Pinhais e de Piraquara e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná se reunissem nesta quarta-feira (29), no Restaurante Minha Casa, em Pinhais, para discutir ações que possam agilizar a revitalização e duplicação da rodovia. São 117.166 habitantes de Pinhais e 93.272 em Piraquara, mais os habitantes de Curitiba que também a utilizam, um grande contingente de famílias que dependem do trecho para se locomover. De acordo com o presidente do Rotary de Pinhais, Ivo José da Silva, são vários os importantes fatores para que a duplicação aconteça. “O acesso entre Pinhais e Piraquara vai melhorar muito. Em determinados dias, a locomoção entre as duas cidades leva mais de uma hora”, explicou.
A rodovia está duplicada da divisa de Pinhais até as imediações do Carrefour, no entanto, este trecho ainda precisa ser alargado, além de trincheiras e ciclovias implantadas. Segundo o presidente do Rotary de Piraquara, Aroldo Bertassoni Biss, a população espera a obra há muito tempo. “É um sonho de todo piraquaense ver esta rodovia duplicada, pois muitas famílias ainda estão chorando a perda de um ente querido. São muitos os acidentes diários que acontecem, por isso o Rotary Piraquara se preocupa tanto”, disse.

ft_duplicacao_jacomel

Representantes do Rotary Piraquara Aroldo Biss, Paulo Sérgio, Louise da Rocha e Samir Ivanoski, representantes do Rotary Pinhais, Ivo José da Silva e Rudinei Biguelini, representante da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná, Zenir Almeida, representante da Apae Pinhais, Sara Cavalcanti e o Consultor da Empresa A5 Impressões, Luiz Alberto Eckel.

Movimento “Duplicação Já da Rodovia João Leopoldo Jacomel”

No próximo dia 14, às 19h, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, o movimento “Duplicação Já da Rodovia João Leopoldo Jacomel” organiza um evento de lançamento da campanha, que contará com a participação de clubes de serviço, instituições, entidades, empresas e demais representantes. “A obra precisa ser feita, por isso, estamos fazendo o movimento para conquistar o mais rápido a duplicação”, esclareceu Zenir Almeida, representante da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná. Samir Ivanoski, companheiro do Rotary Piraquara, lembrou de toda população do município que trabalha em Curitiba. “Grande parte da população da cidade trabalha na capital e o fato de terem que se deslocar em uma estrada congestionada é um desgaste para o trabalhador. Há mais ou menos 10 anos atrás, fazíamos o mesmo percurso em 30 minutos”, finalizou.

Fonte: http://agoraparana.uol.com.br/jornal_pdf/2198_net.pdf Agora Paraná, Ed. 2198