Concurso do Dia do Rio – Gestão 2011/2012

Rotary Club de Pinhais realizou a premiação do Concurso do Dia do Rio

8 de dezembro de 2011, By Machado
No último dia 02 do corrente, o Rotary Club de Pinhais, que é presidido pelo companheiro Ivo José da Silva, realizou a premiação do Concurso do Dia do Rio, no Auditório da SEMED, na localidade Weissopolis, naquele município.
Na ocasião na presença do Presidente do Rotary Club de Pinhais e do companheiro Rudinei José Biguelini, presidente da comissão dos projetos humanitários, da secretária de educação, Rosa de Jesus Colombo e do secretário de desenvolvimento sustentável, David Lachoski da Prefeitura do município de Pinhais, companheiros do Rotary Club de Pinhais e Rotary Club de Curitiba, diretores, pedagogas, professoras e alunos da rede pública do município foram entregues os prêmios e certificados aos vencedores do concurso Dia do Rio/2011 e aos seus professores.
Ao final da cerimônia foram distribuídos quebra-cabeças idealizados pelo Rotary Club Curitiba Norte aos presentes.diadoriopremiacao
O Projeto
O Rotary Club de Pinhais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinhais, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, realizou mais uma edição do Concurso Dia do Rio. Com o objetivo de promover a sensibilização, estimular a reflexão sobre o DIA DO RIO relacionando-o com a cidadania, além do estímulo ao processo criativo dos alunos, o concurso, cujo tema para o ano 2011 foi “Mata Ciliar: Cílios dos Rios” envolveu cerca de 20 mil alunos da rede pública municipal e estadual do município de Pinhais.
O projeto teve origem em 1991, consagrando sua comemoração anual no dia 24 de novembro. No mesmo ano criou-se a lei municipal 098/91 instituindo o Dia do Rio no município de Piraquara. No ano de 1993, Pinhais também institui a Lei do “Dia do Rio” sob o número 11/93, onde fica obrigatório no calendário de eventos do município, comemorado a cada dia 24 de novembro pelas unidades escolares e demais órgãos públicos, promovendo eventos alusivos à necessidade de preservação e conservação dos rios.
Em 1995 tornou-se Lei Estadual sob o número 11275/95, incluindo a data no calendário oficial no Estado do Paraná. O projeto encontra-se na ONU em estudo do “Dia Mundial do RIO”.
Na tarde de 24/11, em uma cerimônia agradável às margens do Rio Atuba (final da Rua Rio Negro, Weissópolis), houve a apresentação cultural de alunos da rede municipal. O companheiro Valdir Erlo de Alexandre, vice-presidente do Rotary Club de Pinhais, apresentou um histórico relativo ao Dia do Rio, relembrou todo o empenho do companheiro Jorge Grando na área ambiental, principalmente no tocante aos rios e divulgou o resultado do Concurso Mata Ciliar: “cílios dos rios”. Ao final do evento foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas no local.
Estiveram presentes à cerimônia, o prefeito do município, Luiz Goulart, Secretários Municipais da Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável, Vereadores do município, representantes da Associação Comercial de Pinhais, representantes da SANEPAR, a comunidade do entorno do Rio Atuba, alunos da educação fundamental, professores e diretores e frequentadores do centro de convivência dos idosos de Pinhais.
Também presentes os companheiros Pedro Thur, Rogério Morais e sua filha Beatriz, Ivete Alexandre, Philipp Gisler e Lúcia Duarte. Ao final da cerimônia foram distribuídos 200 quebra-cabeças aos presentes.

Companheiro Rudinei José Biguelini, presidente da comissão de projetos humanitários e Júlia Cardoso, vencedora do Concurso na categoria Frase

Thiago Borguesan, vencedor do concurso na categoria Texto de Opinião, e seus pais.

Marta Onofra, diretora da Escola Municipal Odille Charlotte Bruinjé, recebendo das mãos do companheiro Toni Bruinjé o prêmio de escola vencedora do Projeto Ambiental

Abaixo algumas fotos do evento

ft_dia_rio_05 ft_dia_rio_04 ft_dia_rio_06