Plano de Ação – Gestão 2011/2012

Comissão de Administração do Clube
Presidente Ivete Maria Bertollo de Alexandre

Objetivo
Conduzir atividades associadas à operacionalização do clube. Eficácia administrativa possibilita ao Rotary Club prover serviços à comunidade, reter sócios e formar líderes capacitados a desempenhar funções no clube, no distrito e no Rotary Internacional.

  1. Estabelecer as metas da comissão voltadas ao alcance das metas anuais do clube
  2. Organizar programas semanais e especiais
  3. Produzir o site do clube
  4. Freqüência
  5. Promover companheirismo
  6. Realizar atividades que favoreçam a operacionalização e eficácia do club

Metas e Plano de Ação:
1. Organizar programas semanais e especiais
Meta:
Instruções e informações rotarias sobre as atividades das avenidas de serviços; sugerir que os presidentes das comissões de serviços falem sobre as funções e atribuições da sua comissão; ou convidem um palestrante para falar sobre o assunto.
Julho: Instrução e Informações Rotarias (Instrutor do Clube)
Agosto: Instrução rotaria sobre a Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo (Presidente da comissão – Philipp)
Setembro: Instrução rotaria sobre a Avenida das Novas Gerações (Toledo)
Outubro: Instrução rotaria sobre a Comissão de Projetos Humanitários (Rudinei)
Novembro: Instrução rotaria sobre a Comissão da Fundação Rotária ( Miguel)
Dezembro: Instrução e Informação Rotaria (Instrutor do Clube)
Abril: Instrução rotaria sobre a Comissão de Imagem Pública (Kelson)
Junho: Instrução rotaria sobre a Comissão da Administração do Clube ( Ivete)
Meta:
Reuniões atrativas Atividades de comemoração de dias, semanas e meses especiais
Julho: Evento para arrecadação de verba para cumprimento da meta da Fundação Rotaria (Cesar, Ivo, Lúcia, Diniz e Isaura – Feijoada)
Agosto: Mês do desenvolvimento do Rotary – Convidar um ex-governador para fazer palestra sobre o assunto (sugestão EGD Ernani Augusto Brescianini) Homenagem a um pai vinculado ao Rotary Club de Pinhais. (Ivete)
Setembro: Mês das novas gerações – Convidar o presidente do Rotaract Club de Pinhais para fazer uma palestra no Rotary Club de Pinhais (Ivo) Setembro: Visita do governador do Distrito 4730 – Homenagear um profissional de destaque do município na reunião programada para a visita do governador no dia 28 de setembro de 2011 (Rudinei)
Novembro: mês da Fundação Rotaria – Convidar um membro da Fundação Rotaria para proferir palestra sobre a entidade (Sugestão EGD Paulo Augusto Zanardi)- (Miguel)
Novembro: mês da semana mundial do Interact (dia 5) – Convidar o presidente do Interact Club de Pinhais para fazer uma palestra no Rotary Club de Pinhais (Ivo)
Dezembro: mês da família: Incentivar os familiares a participarem das reuniões do clube no mês de dezembro, sugerindo que cada rotariano leve à reunião um familiar.
Fevereiro: mês da compreensão Mundial/23 de fevereiro – Dia da Paz e Compreensão Mundial/Aniversário do Rotary: Promover uma reunião conjunta com o nosso clube afiliado Piraquara e nosso clube padrinho Gralha Azul (Ivete).
Abril: mês da Revista: Programar uma palestra sobre Rotary.
Maio: Convidar as mães na semana que antecede o dia das mães para participarem da reunião, homenagear uma mãe (mais idosa).

2. Site do clube
Meta:
Atualização do site Análise do site e planejamento para a introdução de dados e atividades do clube (subcomissão: Nikolaus e Diniz)
Atualizar o site periodicamente.

3. Frequência
Meta:
85% de frequência mensal
Incentivar a participação nas reuniões e recuperações, inclusive on-line (Ivete).
Relatório de frequência: Acompanhar e submeter, com a colaboração do secretário do clube, relatórios mensais de frequência.
Índice de Frequência: Divulgar índices mensais de frequência (Ivete e Joceli).

4. Companheirismo

Meta:
Promover o companheirismo entre os sócios Sugerir que, na primeira reunião de cada mês, os sócios ocupem lugares diferentes, favorecendo assim um maior entrosamento entre os sócios (Ivete).
Café Colonial Agosto/2011: Evento de companheirismo programado para dia 05.08.2011 (Ivete, Lucia e Isaura).
Dezembro/2011 Festividade comemorativa ao Natal do R.C. Pinhais
Fevereiro/2012 Tradicional almoço na sede de praia do companheiro Rudinei.
Abril/2012: Evento de comemoração da Páscoa.
Junho/2012 Comemoração 20 anos do Clube e Festiva de Posse novo Conselho Diretor.

5. PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBES
Atualizar o PLC de nosso Clube, envolvendo Conselho Diretor e Presidente Eleito (início em agosto e término em outubro/2011)
Comissão de Imagem Pública
Presidente
: Kelson José Rizzato
Objetivo
Promover a imagem pública do Rotary Club de Pinhais, suas atividades e projetos, dando visibilidade ao clube junto à comunidade em geral, Rotary Internacional, distrito e companheiros do clube.
Junto à comunidade em Geral:
Através da imprensa escrita de circulação no município (jornais e revistas), enviar matéria e convidá-los a realizar coberturas jornalísticas para publicações das atividades, projetos e eventos realizados ou programados pelo Rotary Club de Pinhais. (atividade constante, sempre que houver eventos ou projetos)
Promover reuniões rotarias com palestras direcionadas a não-rotarianos (empresários e profissionais do município), informando o que é Rotary, o que Rotary faz e quem somos.
Efetuar gestão junto ao Conselho Diretor e Comissões, para que o site do clube seja mantido atualizado com informações completas sobre; plano de ação, eventos, projetos, realizações da gestão e promove-lo junto ao publico em geral.
Se fazer presente, através dos associados do clube, em eventos especiais do município tais como, cívicos, privados, conferencias, exposições etc., divulgando Rotary e falando a respeito de Rotary.
Incentivar o uso do distintivo de lapela pelos associados do clube, para que possamos ser identificados junto a rotarianos e não-rotarianos em atividades internas e externas. (atividade constante)
Estabelecer com o Diretor de protocolo, um padrão de procedimento visando dar uma acolhida adequada, cortês e amistosa aos visitantes e convidados que comparecem ao nosso clube, para que estes tenham uma boa impressão do clube e dos associados e do Rotary, lhes proporcionando um ambiente amistoso e interessante para novas visitas (atividade constante).
Junto ao Rotary Internacional:
Enviar matéria à revista Brasil Rotário, informando as principais atividades e projetos realizados pelo Rotary Club de Pinhais (atividade constante, sempre que houver eventos ou projetos).
Junto ao Distrito:
Enviar matéria de todas as atividades e projetos do clube, para publicação no site do distrito e também na carta mensal do governador (atividade constante, sempre que houver eventos ou projetos).
Junto ao Clube:
Em parceria com a Comissão de desenvolvimento do Quadro Associativo, promover Informação Rotaria no clube destacando; o que é Rotary, o que Rotary faz e quem são os rotarianos, visando dar conhecimento aos sócios e prepará-los para que possam representar o clube transmitindo ao público não-rotariano informações reais, atualizadas e sustentáveis sobre a nossa organização. Incentivá-los a buscar oportunidades para divulgar as realizações do Rotary através de seus contatos pessoais e profissionais (definir no plano de ação pelo menos em uma reunião por mês).
Promover junto à Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo, para que todo o novo sócio que ingressar no clube, receba informações sobre propósitos do Rotary, obrigações dos associados, dados sobre o Rotary Internacional etc., bem como cópias do Estatuto social e do Regimento Interno do Rotary Clube de Pinhais, de forma que todos tenham conhecimento mínimo sobre nosso Clube ( sempre que tivermos admissão de novos sócios).
Promover junto a Comissão de Administração, um planejamento para manter o site do clube atualizado de modo a ser informativo aos sócios, para servir de base para consultas, visando orientar os sócios sobre as nossas atividades e principalmente com informações gerais do nosso clube e do Rotary internacional (atividade constante, atualização pelo menos mensal).
Trabalhar em conjunto com a Comissão de Projetos Humanitários, visando reunir material descritivo e fotográfico, destacando cada uma das atividades ou eventos do clube, para publicação em jornais, sites,revistas etc. (atividade constante, sempre que houver eventos ou projetos).
Em conjunto com os coordenadores de Rotaract e Interact, auxiliá-los para que possam divulgar as respectivas atividades junto a mídia local, site do clube, site do distrito, carta mensal do governador, revista Brasil Rotário etc.( atividade constante).
Incentivar os sócios do clube a participar da Assembleia e Conferencia Distrital. (atividade programada para aplicação com pelo menos 30 dias antes dos eventos)
Comissão de Projetos Humanitários
Presidente: Rudinei José Biguelini
A principal meta para o ano 2011/2012 é garantir a manutenção dos projetos já existentes e apurar as suas etapas de planejamento, implantação, avaliação e controle na busca da melhoria contínua dos resultados.
Projetos a serem realizados:
De Olho no Rio – Philipp
Dia do Rio e concursos de redação e cartazes – Lúcia e Rudinei
Natal das Crianças – Valdir
Jantar Alemão – Marco Gulin
Projeto Florescer – Leda e Isaura
Projeto Sorriso Rotário – Sandra Toledo e Sinara
Projeto Vencer e Dia do jovem líder – Sônia, Ivete e Lúcia.
Prêmio Criatividade e Inovação – Ivete
Programas:
Interact – Mauro
Rotaract – Rogério
Sede Rotária – Marcos Toledo e Sandra
Sede rotária – Síndico Marcos Toledo.
Objetivo: Manutenção e melhoria da Sede.
Metas:
Garantir a segurança do prédio através de empresa de vigilância e também efetuando seguro das instalações.
Efetuar estudos para implantação de tratamento acústico, com início em agosto.
Implantar corrimão na escada e efetuar pavimentação do passeio em frente a Sede.
Efetuar a limpeza e consertos necessários continuamente.
Rotaract Direção: Rogério
Metas:
Acompanhar e orientar o Rotaract de Pinhais.
Realizar o Projeto Vencer em parceria com o Rotaract.
Viabilizar palestra do Rotaract no RC de Pinhais no mês de setembro, mês das novas gerações.
Interact Direção: Mauro
Metas:
Acompanhar e orientar o Interact Club de Pinhais
Realizar o Dia do Jovem Líder em parceria com o Interact.
Realizar ações que visem o aumento do número de associados do Interact, de forma a garantir sua continuidade.
Viabilizar palestra do Interact Club de Pinhais no RC de Pinhais no mês de novembro – por ocasião da semana mundial do Interact.
Comissão da Fundação Rotária
Presidente: Miguel Ieger Suss
Metas:
Concluir o Projeto de Subsídios equivalentes da APAE Pinhais, efetuando a compra dos equipamentos e enviando os relatórios solicitados pela Fundação Rotária.
Dar início ao projeto de Subsídios equivalentes da APAE Santa Felicidade, em parceria com os RCC Santa Felicidade e RCC Cidade Industrial.
Promover 3 eventos na Sede Rotária Rosa Bruinjé, visando arrecadação de fundos para Fundação Rotária. (Julho, outubro/2011 e março/2012)
Contribuir com US$ 100,00 per capita para a Fundação Rotária até 31.03.2012, visando qualificar o Clube à Menção Presidencial.
Efetuar contribuições individuais em nome dos rotarianos do clube para o Fundo Anual para Programas, visando qualificar o clube à Menção Presidencial.
Promover a presença e participação de ex e atuais intercambistas em atividades do Clube.
Participar do Intercâmbio de Longa e Curta Duração e se houver candidatos no IGE.
Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo
Presidente: Philipp Markus Gisler
Metas:
Incentivar todos os associados a convidar amigos, parentes e colegas de trabalho a conhecer nosso Clube.
Promover palestra sobre Rotary International e RC de Pinhais e suas atividades, voltado para não rotarianos.
Estimular e fortalecer o companheirismo junto com as demais comissões em atividades rotarianas, confraternizações e eventos.
Estimular o envolvimento dos sócios e seus familiares nas atividades do Clube.
Cuidar para que os novos sócios tenham ótima acolhida e orientações adequadas sobre nosso Clube e o Rotary.
Incentivar a diversidade no quadro social.
Garantir o reconhecimento dos sócios por suas contribuições.
Alcançar até março/2012, crescimento real de pelo menos mais 1 associado no Clube.