Projeto Sorriso Rotário – Atividades Realizadas – Gestão 2013/2014

O ano rotário está encerrando mas os projetos do Rotary Club de Pinhais continuam em plena atividade. Dia 10 de junho de 2014, ocorreu o último atendimento do Projeto Sorriso Rotário da Gestão 2013/2014.

ft_proj_sorriso_rotario_01

Relatório das atividades realizadas pelas doutoras Sinara e Sandra:

PROJETO SORRISO ROTÁRIO
Gestão 2013-2014
Presidente: Isaura Telli da Silva

Em agosto de 2013 o Projeto Sorriso Rotário iniciou seu quarto ano de atividades consecutivas na instituição Clube da Criança. Esta entidade atende 120 crianças de 7 a 12 anos, no contra turno escolar, na comunidade Jardim Cláudia em Pinhais. Nos dias 06/08/2013 e 18/03/2014 realizamos nossas ações no Clube da Criança; neste dia fizemos:

• Palestra lúdica sobre saúde bucal, higiene bucal e dieta adequada para fortalecer os dentes.
  • Distribuição de escovas dentais com a logomarca do Rotary.
  • Exame clínico individual de todas as crianças, com envio de uma carta que informa o estado de saúde bucal para os responsáveis.
  • Seleção das crianças para atendimento no consultório odontológico do Rotary Club de Pinhais; os critérios para a seleção das crianças são a idade e a gravidade do caso.

O resultado do último exame clínico nos deixou muito satisfeitas pois na nossa primeira visita ao Clube da Criança, em agosto de 2010, encontramos 70% das crianças com sérios problemas de saúde bucal e agora temos apenas 20% das crianças com pequenos problemas. O principal objetivo do projeto é a melhora da saúde bucal através da prevenção pela conscientização. E isto transforma a vida destas crianças. Viver Rotary é transformar vidas.

No dia 13/08/2013 iniciamos o atendimento das crianças selecionadas no consultório odontológico do Rotary Club de Pinhais, na sede rotaria Rosa Bruinjé. Estes atendimentos foram realizados mensalmente e finalizaram em junho/2014. A responsabilidade pelo transporte das crianças é do Rotary Club de Pinhais e contamos com a colaboração dos companheiros Lúcia, Karin, Alice, Ivo e Isaura, que realizam este transporte, autorizado pelos pais, em seus veículos particulares.

Atendemos 34 crianças, realizamos 15 tratamentos com aparelhos, 125 restaurações, 28 aplicações de flúor e limpeza, 50 selantes, entre outros procedimentos.

No dia 31/07/2013 realizamos uma palestra para os pais no Clube da Criança. Falamos sobre o Projeto Sorriso Rotário (Sinara), higiene bucal, saúde bucal e colaboração dos pais (Sandra) e Rotary: sua função e seu trabalho no mundo (Marcos Toledo).

Retornaremos nossas atividades em agosto de 2014, com o reinício das atividades escolares.

No dia 18/09/2013 realizamos palestra sobre o Projeto no Rotary Club Batel. Agradecemos todo o apoio e confiança dado ao nosso projeto pelos associados do Rotary Club de Pinhais.

Atenciosamente,
Sinara Favaro Morais e Sandra Greca Toledo.