Comemoração do Dia do Rio – Gestão 2009/2010

Dia do Rio será lembrado em Pinhais

Prefeitura e Rotary de Pinhais promoverão no dia 24 de novembro, a Caminhada e Limpeza Simbólica do Rio Iraí.
Pinhais pode ser considerada privilegiada por ter em seu território um número considerável de rios. Descrito em seu hino como “Terra dos Mananciais”, o município abriga o Marco Zero do Rio Iguaçu, um dos mais importantes do Estado, e ainda conta com os rios Atuba, Iraí e Palmital além da represa do Iraí. Preocupados com os rios da cidade, a Prefeitura Municipal e o Rotary Clube de Pinhais vão promover no Dia do Rio, que é comemorado 24 de novembro, a Caminhada e Limpeza Simbólica do Rio Iraí.
A ação vai contar com a participação de diversas secretarias municipais, alunos das escolas municipais, estaduais e particulares e a população. A concentração se dará na Rua Rio Catas Altas, acesso pelo final da Av. Iraí, na terça feira, dia 24 de novembro às 8h30. A data de comemoração foi instituída devido à grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.
No Paraná existe uma Lei Estadual, que instituiu o dia. Esta data tem como finalidade fiscalizar a qualidade da água, apresentando e assessorando soluções para a preservação e conservação dos processos ecológicos essenciais à sadia qualidade de vida, em meio ambiente ecologicamente equilibrado. “A data será lembrada em Pinhais, em demonstração a preocupação que o município tem com os rios. Essa conscientização é muito importante, pois a preservação além de garantir a conservação dos rios evita vários outros problemas, como o das enchentes, por exemplo”.

Caminhada reúne mais de mil pessoas para comemorar o Dia do Rio em Pinhais
Durante o caminho, os participantes juntaram o lixo jogado na beira do rio Iraí.
Organizado pelo Rotary Club de Pinhais e coordenado pelo companheiro Rudinei Biguelini, juntamente com a Prefeitura Municipal de Pinhais através da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa de sua titular a Secretária Rosa Maria de Jesus Colombo, foi realizada uma caminhada com 1,2 mil pessoas, na beira do rio Iraí que marcou a comemoração do Dia do Rio, na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, na terça-feira dia 24/11, No evento, estiveram presentes o prefeito de Pinhais, Luiz Goulart (Luizão) alem de vários secretários municipais, o presidente da Cohapar, Rafael Greca, o diretor administrativo e financeiro da Cohapar, Juarez Rossetim, o presidente do Rotary Clube de Pinhais, Márcio Santos e demais Rotarianos daquele município; além da vice-prefeita Marli Paulino, vereadores e secretários municipais, participaram também do evento o Rotaract Club de Pinhais e o Interact Club de Pinhais.
O dia Dia do Rio foi idealizado pelo Rotary Club de Piraquara com o apoio do Rotary Club de Pinhais em 1991, posteriormente foi introduzido co calendário oficial do Estado do Paraná. Desde então estes dois Clubes de Rotary promovem eventos comemorativos a data em seus respectivos municípios. Neste ano em particular o Rotary Club de Pinhais desenvolveu um programa especial de grandes proporções, junto as escolas municipais e estaduais daquele município Iniciando com palestras em todoas as salas de aula, proferidas pelo companheiro Jorge Grando, seguido por concursos de redação, cartazes e poesias, todas alusivas ao Dia do Rio, os primeiros colocados de cada categoria foram premiados pelo Rotary Club de Pinhais, a programação teve seu encerramento na manhã do dia 24 com o passeio e coleta de lixo as margens do Rio Iraí.
O prefeito de Pinhais, Luizão, afirmou que o Dia do Rio deve ser todos os dias e que a cidade trabalha para conscientizar a população. “Nossa ideia é fazer com que todos valorizem os nossos rios, ajudando a recuperar um pouco a cada dia. Temos que intensificar os cuidados com os rios para evitar problemas como o alagamento”, afirmou.
Greca destacou a importância do evento. “Este dia, que foi criado aqui nas cidades de Pinhais e Piraquara e depois virou uma data nacional, é uma mostra da preocupação do Estado do Paraná com a qualidade das nossas águas. As cidades sofrem porque abandonam seus rios, constroem errado e perdem qualidade de vida”, disse.
O presidente do Rotary Club de Pinhais, Márcio Santos, disse que o projeto do Rotary é dar continuidade a este trabalho de conscientização das crianças e jovens sobre a preservação da natureza. “Fazer uma caminhada como esta e com a presença maciça destas crianças é fantástico, pois demonstra o interesse deles em aprender e ensinar os pais. É muito gratificante ver que deu certo”.

ades

A pequena Natalie, de três anos, participou junto com as professoras e com os colegas da caminhada na beira do rio Irai e ensina o que fazer. “Não pode jogar nada no rio senão suja e os peixinhos morrem”, disse.
Os participantes receberam uma cartilha com o título “A água que mudou de nome”, que conta a história da recuperação de um rio através da mobilização de crianças. O livro foi escrito por Adélia Woellner, ilustrado por Heliana Grudzien, com apoio da Cohapar.