Vencedores do concurso “Do meu rio cuido eu” são anunciados – Gestão 2012/2013

A Escola Municipal Antonio Alceu Zielonka sediou na tarde da última quarta-feira (21), um evento que marca as comemorações do Dia do Rio em Pinhais. Na oportunidade foram divulgados também os nomes dos alunos vencedores de cada categoria do concurso “Do meu rio cuido eu”, que terá a entrega de premiações realizada na primeira semana de dezembro. Estiveram presentes além dos alunos e professores da unidade de ensino, os representantes do Rotary Clube de Pinhais, das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Sustentável e integrantes do Projeto “Viva a Água”, da UTFPR.

ft_concurso_rio003
ft_concurso_rio001

Participaram do concurso, que foi dividido em sete categorias, alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Pinhais.
Para iniciar as apresentações alunos da educação infantil ao 4º ano, encantaram os participantes com uma canção que exaltou a importância dos rios na vida todos, e para acompanhar, teve até coreografia. Já os alunos do 3º ano recitaram um poema, que com pequenos versos puderam demonstrar todo o respeito por esse importante recurso natural.

E para finalizar, os alunos participaram de atividade lúdica com o tema resíduos sólidos e conservação dos recursos hídricos. Atividade essa que faz parte do Projeto “Vida a Água” da qual participam alunos do ensino médio, inscritos no programa Iniciação Científica do Colégio Estadual Amyntas de Barros, além dos alunos da graduação de Processos Ambientais e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UTFPR.

Quando os ganhadores do Concurso, foram anunciados, os professores e alunos da Escola Municipal Antonio Alceu Zielonka, tiveram uma surpresa, pois dois alunos da unidade de ensino se destacaram e serão premiados. A presidente do Rotary Clube de Pinhais, entidade responsável pela iniciativa, Ivete Maria Bertollo destacou que o concurso visa incentivar o exercício da cidadania, a conscientização, além de estimular o processo criativo de todos os alunos.

A diretora da Escola Janete Maria da Silva Araújo ressaltou que estas ações colaboram para que os alunos se conscientizem cada vez mais sobre a necessidade da preservação do meio ambiente. “Além do aprendizado que cada um deles leva para sua vida, nossos alunos também cobram da família em casa”, disse Janete. “Como no quintal de nossa escola temos o Rio Atuba, sempre digo a eles que devem ajudar a preservar, não somente este, mas outros rios também”, finalizou a diretora.

Feira do Meio Ambiente
Durante um mês os alunos da educação infantil ao 5º ano prepararam diversos trabalhos manuais, que foram apresentados em uma feira no mês de julho deste ano. O projeto desenvolvido na escola, intitulado “Cuidar do meio ambiente é uma arte”, coincidência ou não, por opção dos alunos, teve como escolha a temática dos rios. “Os alunos se dedicaram e realizaram ótimos trabalhos, e posteriormente puderam apresentá-los a comunidade em geral”, completou a diretora Janete Maria.

Concurso “Meu rio cuido eu”
Participaram do concurso, que foi dividido em sete categorias, um total de 20 mil alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Pinhais. A cerimônia de premiação será realizada no dia 04 de dezembro às 14h no Auditório da Secretaria de Educação de Pinhais. Veja os vencedores e premiados.
doriocuidoeuganhadores
Fonte: Prefeitura Municipal de Pinhais, postado em 22/11/2012 http://www.pinhais.pr.gov.br/News7content5914.shtml