Bettina Jamati РHomenagem ao 20 anos do RC Pinhais РGesṭo 2012/2013

Eu quero homenagear o querido ROTARY CLUB de Pinhais com uma analogia: Há tempos ele me parece funcionar como uma grande orquestra, que a cada ano é dirigida por um novo maestro ou maestrina. E esta orquestra já começou em grande estilo sob a batuta da nossa querida primeira presidente Viviane, executando digamos obras de Beethowen (que conseguiu conciliar sofisticação e popularidade em sua obra).

Foto: Agora Paraná, 21 de julho de 2012, fundadores do RC Pinhais

A orquestra seguiu ora executando obras mais clássicas como as de Mozart e Chopin (Natal do Asilo, Natal das crianças), ora mais tradicional executando Schubert (projeto de erradicação da Polio, testes de acuidade visual), ora mais revolucionaria em sua época como as valsas de Strauss.

Todos os componentes da orquestra aprenderam e aprendem a tocar variados instrumentos, podendo alternar ano a ano de posição sem prejudicar o conjunto das obras executadas.

Com o passar dos anos incorporaram-se à orquestra (clube) maestros capazes de dirigir difíceis partituras do nosso querido Villa-Lobos (Dia do Rio, Projeto Florescer, Projeto Sorriso Rotário e tantos outros); as óperas de Verdi; as melodias de intensa beleza de Tschaikowsky formando um crescendo que atingiu sob a regência do past president Ivo a capacidade de executar o Bolero de Ravel, revolucionando e ao mesmo tempo renovando o entusiasmo de todos os componentes.

E agora, no início duma nova gestão sob a regência da querida maestrina Ivete, podemos pressentir a vivacidade, a delicadeza e a produtividade do compositor italiano Antonio Vivaldi, prevendo que “As Quatro Estações” serão executadas com primor por esta maravilhosa orquestra!

Parabéns querido Rotary Club de Pinhais!