Projetos do Clube na Gestão 2009/2010

Presidente do Projeto Vencer: Ivete Maria Bertollo de Alexandre
Vice-presidente: Sônia M. Schroeder Vieira
Membro: Antonio Carlos Alves Vieira
O projeto vem unir-se aos projetos internacionais voltados à educação e formação de jovens.
Objetivo: Despertar no jovem, a motivação para busca de melhores condições de vida e interesse na formação profissional.
Início: O projeto Vencer teve início no dia 29/08/2009, a abertura contou com a presença do governador assistente Sr. Herbert e representante do Interact no Distrito. Data da realização do segundo módulo: 26/09/2009.
Premiação: Cursinhos para pré-vestibular, brindes oferecidos por empresários
Apoio: Empresários, Prefeitura Municipal de Pinhais e Secretaria da Cultura.

Projeto Florescer
Presidente do Projeto Florescer: Leda Foletto Biguelini
Vice-presidente: Lucia Duarte
Membro: Isaura Telli da Silva
Objetivo: Prevenir a gravidez na adolescência, uso de drogas, DST-AIDS e a violência através da conscientização da cidadania.
Início: O Projeto Florescer iniciou no dia 27/08/2009, em Pinhais, na Escola Municipal Tenente Springer.
Apoio: Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais.
Em Curitiba iniciou a décima quarta edição no dia 26/08/2009, coordenado pela companheira Leda.
Apoio: Profissionais da Unidade de Saúde do Tarumã.

Projeto Equilíbrio Rotário
Presidente do Projeto Equilíbrio Rotário: Marcio Santos
Vice-presidente: Cintia Crocetti dos Santos
Objetivo: Realizar a avaliação músculo-esquelético para a prevenção de deformidade estrutural na pré-adolescência e adolescência.

Natal das Crianças
Presidente do evento Natal das Crianças: Valdir Erlo de Alexandre
Objetivo: Proporcionar um Natal feliz as crianças carentes de Pinhais.
Festa de Natal realizada na Creche Bom Samaritano – Pinhais, com a presença do “Papai Noel”, distribuição de presentes, lanches, balas, sorvetes e refrigerantes para as crianças e seus familiares.

Projeto Dia do Rio
Presidente do evento Dia do Rio: Rudinei José Biguelini
Vice-presidente: Philipp Markus Gisler
Membro: Lúcia Duarte
Objetivo: Fiscalizar a qualidade da água, apresentando e assessorando soluções para a preservação e conservação dos processos ambientais essenciais à sadia qualidade de vida, em meio ambiente ecologicamente equilibrado. Comemorar o dia do Rio – dia 24 de novembro (Lei 11275/95). Organização e participação em eventos alusivos à data.

Projeto Mãos que Apoiam
Presidente do Projeto Mão que Apoiam: Joceli Aparecida Pereira
Vice-presidente: Viviane Maria G. Paes Martini
Objetivo: Propiciar a qualificação pessoal e profissional da mão de obra feminina que atua como babá, empregada doméstica, diarista e auxiliar de serviços gerais.

Projeto Concurso de Redação
Presidente do Concurso de Redação: Joceli Aparecida Pereira
Vice-presidente: Viviane Maria G. Paes Martini
Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura e escrita, através da realização do concurso de redação entre as quartas séries da rede municipal de ensino, e potencionalizar o relacionamento entre Rotary e a comunidade.
Premiação: Escolha das quatro melhores redações das 4ª séries da rede municipal de ensino.

Projeto Sorriso Rotário
Presidente do Projeto Sorriso Rotário: Sandra Greca Toledo
Vice-presidente: Alex Oliveira de Abreu
Membros: Marilia Yared Franco Dias e Isaura Telli da Silva
Objetivo: Prevenção de cáries.

Projeto de Olho no Rio
Presidente do Projeto de Olho no Rio: Philipp Markus Gisler
Vice-presidente: Lucia Duarte
Objetivo: Elevar a consciência, principalmente dos jovens, relativa ao meio-ambiente, especificamente ao das águas. Fazer perceber nossa dependência do meio-ambiente. Esclarecer sobre as responsabilidades, discutindo e demonstrando as conseqüências diretas e indiretas das nossas ações e atitudes. Provocar a apreciação e admiração da natureza. Fazer lembrar que fazemos parte do Todo. Organizar e oferecer um meio de interferência direto e indireto no cuidado ao meio-ambiente / rios.
Primeiramente vigiar e monitorar continuadamente a qualidade das águas dos nossos rios e das suas margens e divulgar os resultados obtidos. E posteriormente investigar as causas dos resultados e incentivar ações corretivas.

Comissão da Juventude
Presidente da Comissão da Juventude: Marcos Toledo
Vice-presidente para Rotaract: Valdir Alexandre
Vice-presidente para Interact: Kelson Rizzato
Membros: Caroline de Souza Alves e Valdinês Manini
Vice-presidente para o RYLA: Antonio Carlos
Membro: Valdinês Manini

Ryla
Debater liderança e capacitar jovens de 14 a 30 anos por meio de atividades práticas.
Patrocinado pelo RC de Pinhais. Constitui-se em um dos mais significativos programas de prestação de serviços do Rotary, levando à formação ou fortalecimento de Rotaract Clubs e Interact Clubs.

Rotaract
Interact