Subsídio Distrital. Projeto do Distrito, do Rotary e do Interact

SUBSÍDIO DISTRITAL- APOIO À JUVENTUDE
O Rotary Club de Pinhais e o Interact Club de Pinhais entregaram hoje (12/05/2023), com o apoio da Fundação Rotária através do Distrito 4730 de Rotary Internacional, materiais esportivos e educacionais para a Unidade de Acolhimento Institucional de Pinhais (UAIPI) II. O valor de R$5.114,47 foi destinado para a compra de materiais para a realização do projeto “Mural da Expressão” e para a composição de uma Sala de Jogos.
A Sala de Jogos inclui uma mesa de pingue-pongue, tabela de basquete infantil, campo de futebol de botão, mesa de pebolim, kit completo de tênis de mesa, blister de bolinhas de tênis de mesa, 4 bolas de futebol, 2 bolas de basquete e 2 raquetes de tênis de mesa. Já para o projeto “Mural da Expressão” foram adquiridos rolos e garfos para pintura, pincéis de diferentes tamanhos, lixas, óculos de proteção, copos plásticos para catalisar, bandejas para pintura, suporte para lixa, tintas e corantes, palitos de sorvete, palitos de bambu para churrasco e lápis de diferentes espessuras.
O projeto é fundamental para o ambiente da UAIPI II, uma vez que se trata de um processo de ressignificação individual e coletiva do espaço. Isso permitirá uma integração dos adolescentes com a casa e entre si. A possibilidade de interagir e personalizar o ambiente, com a visão e participação dos acolhidos, além de desenvolver um processo criativo e estimular o raciocínio perante um tema proposto, tornará o ambiente mais acolhedor e poderá apresentar um possível interesse que possa se relacionar com alguma área de atuação futura.
O objetivo geral do projeto “Mural da Expressão” é o de desenvolver murais artísticos no ambiente da casa, construídos coletivamente a partir de telas e/ou pinturas temáticas nos muros. Entre os objetivos específicos, destacam-se: oportunizar o desenvolvimento do senso de coletividade dentro do ambiente da unidade, possibilitar a criação de vínculos afetivos e um sentimento de pertencimento, além de proporcionar a ampliação do repertório de habilidades manuais e teóricas no processo de criação.
Conforme a rotatividade dos adolescentes, novos murais e temas serão propostos, tornando o ambiente dinâmico e possibilitando um registro social, emocional e temporal da história da unidade de acolhimento. Esse projeto representa uma iniciativa importante e significativa para a comunidade de Pinhais.
12 maio 1 12 maio 2